Imprimir

No ano de 1501, pouco depois da descoberta do Brasil, Portugal pouco sabia das terras, das quais, ele se julgava dono.

No sentido de garantir a posse e tomar conhecimento das terras conquistadas enviaram para estas bandas o genovês Américo Vespúcio.

Entre outras atividades este navegador recebeu a incumbência de reconhecer os principais acidentes geográficos das novas terras bem como dar nomes aos referidos acidentes.

Américo Vespúcio levou consigo um calendário litúrgico contendo os nomes dos santos de cada dia, elemento básico para nomear os diversos acidentes geográficos que fossem sendo encontrados.

Percorrendo a costa brasileira de Norte a Sul, Américo encontrou em 28 de agosto de 1501 no atual Rio Grande do Norte, um cabo que recebeu o nome de Santo Gostinho, o santo do dia.

Viajando para o sul, em 4 de outubro de 1501, foi avistada a foz de um grande e belíssimo rio. Consultado o calendário verificaram os navegadores que era o dia de S. Francisco de Assis. Então o rio ganhou o nome de S. Francisco.

Em 1º de novembro de 1501 entraram numa enorme baia, claro passou a chamar-se Baia de Todos os Santos, santo do dia.

Em 1º de janeiro de 1502 encontraram o que pensaram ser a foz de um rio, emoldurado por uma belíssima paisagem.

Neste dia os calendários não costumam lembrar nenhum santo, mas fazem referencia ‘a Circuncisão do Senhor.

Sendo Jesus judeu os homens desta religião logo após o nascimento, são circuncidados e com ele não foi diferente. E agora, chamar de rio da circuncisão não pegava bem. Pensaram em chamar rio 1º de janeiro, seria esquisito. Então Vespúcio resolveu simplificar para Rio de Janeiro, nome que se mantém até hoje.

No dia 6 de janeiro encontraram uma bela baia que preferiram chamar de angra. Neste dia(dia de reis) são homenageados os 3 reis magos(Melchior, Gaspar e Baltazar), que teriam sido os primeiros a adorar Jesus após seu nascimento.

Então a baia ou angra recebeu o nome de Angra dos Reis Magos, nome oficial da cidade.

Em 20/01/1502 foram encontradas algumas ilhas a maior delas, é claro recebeú o nome de ilha de S. Sebastião.

Após seu retorno a Portugal Américo Vespúcio, entre outras homenagens teve seu nome dado ao novo continente. A forma feminina é porque todos os demais continentes também o são, Europa, Ásia e África.

Quanto a Cristovam Colombo, o descobridor do novo continente em 1492, contentou-se em ter seu nome lembrado para denominar um país da America Central, a Colômbia.

Coisas da Historia.