Caixa de Emails


Alberto_Guimaraes  

O  Alberto, natural de Salvador, Estado da Bahia, teve sua vida desde cedo voltada para a energia elétrica. Formou-se, aos vinte e um anos, na sua cidade natal, em engenharia civil e elétrica pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, numa época em que era possível graduar-se, ao mesmo tempo, nas duas especializações.

Foi professor de instalações domiciliares elétricas e hidráulicas da Escola Técnica de Salvador e professor da disciplina de transmissão e distribuição de energia elétrica do curso de engenheiros  eletricistas da Universidade Federal da Bahia. Seu primeiro emprego foi na CEEB, empresa americana de energia elétrica de Salvador, onde permaneceu durante vinte anos, chegando a ocupar os cargos de diretor e presidente. Durante esse período, complementou seus estudos na Inglaterra, na Holanda, nos Estados Unidos e no Canadá.

Quando convidado a ocupar o cargo de presidente da COELBA, e não podendo deixar a CEEB, o  Alberto acumulou cargos relevantes em ambas empresas.

Já com larga experiência no setor, o  Alberto ocupou os cargos de diretor e presidente da CHESF, período em que lembra ter recebido na usina de Paulo Afonso o Presidente Geisel e sua família. Ainda nessa época, em que Antonio Carlos Magalhães era presidente da Eletrobras, o  Alberto, grande amigo seu da juventude, recusou um convite dele para diretor da Eletrobras por estar ainda em início de mandato na CHESF, mas deu-lhe grande apoio, funcionando como elo entre ele e o setor.

A convite do Dr. Schulman, Presidente da Eletrobras, mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo ocupado cargos de relevância  na própria presidência da Eletrobrás e da Light.

Na Eletrobras, foi o Coordenador Geral da Presidência(COGP), cargo que correspondia ao de um Diretor Administrativo.Na empresa sua atuação foi marcada pela austeridade,correção e competência que sempre caracterizaram a sua carreira.

E por anda o Alberto?

A APEL foi ouvi-lo.

Após sua aposentadoria, no princípio da década de 90, o  Alberto intensificou a atenção a uma atividade que já ocupava seu tempo durante a vida profissional, a marcenaria. Uma oficina completa está instalada em sua residência e de lá saem vários produtos, inclusive brinquedos para seus netos.

Casado há cinquenta e um anos, o  Alberto tem quatro filhos e sete netos.

Fato curioso ocorreu no ano passado, quando o  Alberto completou 80 anos: seu bolo de aniversário, encomendado por sua esposa, tinha o nome das quatro empresas em que ele trabalhou - Light, CEEB, COELBA e CHESF - em cada lado e no centro do bolo o nome da Eletrobras e a figura do Tio Patinhas, personagem de histórias em quadrinhos, famoso por não liberar dinheiro com facilidade.


Agenda

APEL Notícias nº 161 Novembro/2020


Calendário

Abril
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
 

Dia 2 Semana Santa
Dia 21 Tiradentes
Dia 23 São Jorge

Tráfego

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

publicidade 3