Caixa de Emails


Calcula-se que existem cerca de 98% de pessoas que se encontram na FASE ADULTA que já sofreram ou passaram por um processo depressivo em suas vidas.

A SÍNDROME DA DEPRESSÃO ganha largas escalas nos consultórios de psicologia. O seu valor estimativo é de quase 78% em relação a outros tipos de doenças ou síndromes, como o STRESS.

Tais doenças interferem na vida da pessoa de forma significativa, reduzindo o seu desempenho, a sua motivação, enfim toda ou quase toda a dinâmica do indivíduo ou daqueles que o circundam.  Quando pensamos neste quadro podemos avaliar o sofrimento da pessoa e de sua família.

MAS O QUE FAZER?

Antes de tudo devemos  estar em estado de alerta para as nossas fases de "FOSSA, DAW ou de BAIXO ASTRAL!!!" Como muitos costumam dizer: Hoje eu estou de BAIXO ASTRAL...

Se pensarmos bem a DEPRESSÃO é algo que chega suavemente, atingindo de forma leve todo o nosso corpo, através de desânimo, modificando o humor e, principalmente, o PENSAMENTO. Aos poucos o indivíduo vai perdendo a sua auto-estima, afetando de forma direta a sua auto-imagem e, conseqüentemente, o seu pensamento. Ele fica resumido a pensamentos negativos aliados a sua negatividade, fechando-se como uma "concha", querendo ficar isolado em volta de si mesmo, não querendo ver e nem ouvir ninguém. Geralmente o indivíduo se tranca num quarto, escurecendo  o ambiente, através das janelas fechadas para não olhar o dia (sol) ou a noite (firmamento). Com o passar dos dias a pessoa não quer se alimentar e não consegue dormir. Aí vem a insônia... No consultório, avaliamos clientes que relatam entrar num período de tristeza, sem causa aparente, outros por perdas, brigas conjugais, abandono, desemprego etc... As situações são acrescidas de sensações de vazio e constante ansiedade. Os sentimentos são apresentados de desesperança, culpa, irritabilidade, desamparo e outros. Alguns procuram não recorrer a ninguém, deixando o quadro se agravar, trazendo-lhes sérios distúrbios: pensamentos de suicídio e morte.  Atualmente existem vários tipos de terapias que atuam diretamente nas queixas do paciente, aliviando esta fase tão dolorosa e sofrida em que o individuo se encontra.

Alguns tipos de DEPRESSÃO podem ter origem biológica, mediante a constituição genética de cada um, acrescidos de fatores sociais que podem se iniciar com o stress do dia-a-dia. Estes fatores psicossociais (abandono, brigas conjugais, desemprego, problemas de relacionamento e outros) acumulados com os fatores biológicos hereditários podem desenvolver a SÍNDROME DA DEPRESSÃO.

PREVENÇÃO É OMELHOR REMÉDIO...
COMO EVITAR A DOENÇA?

ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ:

  1. Procure estabelecer METAS prioritárias em sua vida. Resolva cada dia as suas prioridades sem atropelo.
  2. Tente ser ASSERTIVO na vida, isto é: NÃO diga SIM (para as pessoas) quando estiver pensando no NÃO.
  3. A sua pessoa dever ser valorizada, procurando-se AMAR em primeiro lugar.
  4. Não se exija em demasia, procure ser FLEXÍVEL com você mesmo.
  5. Só faça aquilo que puder, não assuma grandes RESPONSABILIDADES.
  6. Estabeleça metas realizáveis para não se sentir fracassado no seu dia-a-dia.
  7. Participe de atividades sociais, cultive amigos, não fique isolado.
  8. Reformule a sua VIDA  com PENSAMENTOS POSITIVOS.  Elabore um projeto de vida.
  9. Antes de tomar decisões de resoluções de grande importância (divórcio - mudar de emprego, etc...) consulte um terapeuta ou converse com pessoa de sua confiança para compartilhar ou pensar melhor na situação.
  10. Quando se sentir DEPRIMIDO, procure um profissional habilitado para ajudá-lo. Não fique alimentando PENSAMENTOS DE FOSSA ou de BAIXO ASTRAL. Acredite que até mesmo o sentimento de fracasso é importante para você reformular os seus conceitos e recomeçar a caminhada da vida. Tudo vale como experiência e crescimento.

Agenda

 

 




Calendário

DEZEMBRO
D S T Q Q S S
           
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31          
 

Dia 25 Natal
Dia 31 Ano Novo

Tráfego

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online

publicidade 3