Calcula-se que existem cerca de 98% de pessoas que se encontram na FASE ADULTA que já sofreram ou passaram por um processo depressivo em suas vidas.
A SÍNDROME DA DEPRESSÃO ganha largas escalas nos consultórios de psicologia. O seu valor estimativo é de quase 78% em relação a outros tipos de doenças ou síndromes, como o STRESS.
Tais doenças interferem na vida da pessoa de forma significativa, reduzindo o seu desempenho, a sua motivação, enfim toda ou quase toda a dinâmica do indivíduo ou daqueles que o circundam. Quando pensamos neste quadro podemos avaliar o sofrimento da pessoa e de sua família.
MAS O QUE FAZER?
Antes de tudo devemos estar em estado de alerta para as nossas fases de "FOSSA, DAW ou de BAIXO ASTRAL!!!" Como muitos costumam dizer: Hoje eu estou de BAIXO ASTRAL...
Se pensarmos bem a DEPRESSÃO é algo que chega suavemente, atingindo de forma leve todo o nosso corpo, através de desânimo, modificando o humor e, principalmente, o PENSAMENTO. Aos poucos o indivíduo vai perdendo a sua auto-estima, afetando de forma direta a sua auto-imagem e, conseqüentemente, o seu pensamento. Ele fica resumido a pensamentos negativos aliados a sua negatividade, fechando-se como uma "concha", querendo ficar isolado em volta de si mesmo, não querendo ver e nem ouvir ninguém. Geralmente o indivíduo se tranca num quarto, escurecendo o ambiente, através das janelas fechadas para não olhar o dia (sol) ou a noite (firmamento). Com o passar dos dias a pessoa não quer se alimentar e não consegue dormir. Aí vem a insônia... No consultório, avaliamos clientes que relatam entrar num período de tristeza, sem causa aparente, outros por perdas, brigas conjugais, abandono, desemprego etc... As situações são acrescidas de sensações de vazio e constante ansiedade. Os sentimentos são apresentados de desesperança, culpa, irritabilidade, desamparo e outros. Alguns procuram não recorrer a ninguém, deixando o quadro se agravar, trazendo-lhes sérios distúrbios: pensamentos de suicídio e morte. Atualmente existem vários tipos de terapias que atuam diretamente nas queixas do paciente, aliviando esta fase tão dolorosa e sofrida em que o individuo se encontra.
Alguns tipos de DEPRESSÃO podem ter origem biológica, mediante a constituição genética de cada um, acrescidos de fatores sociais que podem se iniciar com o stress do dia-a-dia. Estes fatores psicossociais (abandono, brigas conjugais, desemprego, problemas de relacionamento e outros) acumulados com os fatores biológicos hereditários podem desenvolver a SÍNDROME DA DEPRESSÃO.
PREVENÇÃO É OMELHOR REMÉDIO...
COMO EVITAR A DOENÇA?
ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ:
- Procure estabelecer METAS prioritárias em sua vida. Resolva cada dia as suas prioridades sem atropelo.
- Tente ser ASSERTIVO na vida, isto é: NÃO diga SIM (para as pessoas) quando estiver pensando no NÃO.
- A sua pessoa dever ser valorizada, procurando-se AMAR em primeiro lugar.
- Não se exija em demasia, procure ser FLEXÍVEL com você mesmo.
- Só faça aquilo que puder, não assuma grandes RESPONSABILIDADES.
- Estabeleça metas realizáveis para não se sentir fracassado no seu dia-a-dia.
- Participe de atividades sociais, cultive amigos, não fique isolado.
- Reformule a sua VIDA com PENSAMENTOS POSITIVOS. Elabore um projeto de vida.
- Antes de tomar decisões de resoluções de grande importância (divórcio - mudar de emprego, etc...) consulte um terapeuta ou converse com pessoa de sua confiança para compartilhar ou pensar melhor na situação.
- Quando se sentir DEPRIMIDO, procure um profissional habilitado para ajudá-lo. Não fique alimentando PENSAMENTOS DE FOSSA ou de BAIXO ASTRAL. Acredite que até mesmo o sentimento de fracasso é importante para você reformular os seus conceitos e recomeçar a caminhada da vida. Tudo vale como experiência e crescimento.