Falta de sono... Madrugada acordado...
Nos consultórios de Psicologia 40% das queixas são referentes à INSÔNIA.
O paciente costuma dizer: "Não consigo dormir... Vejo o dia clarear!".
A falta de sono pode ser transitória, de curto ou longo prazo.
Quando a pessoa passa a se queixar de ficar dias e dias sem dormir, isto significa uma resposta do organismo que está identificando que algo não vai bem... Provavelmente, está ocorrendo uma sobrecarga de tensão: física, mental e emocional.
O que acontece?
No momento em que a pessoa se prepara para dormir se envolve com as tensões do seu dia-a-dia. Muitas vezes apresenta preocupações, conflitos familiares e dívidas aliadas a outros problemas que são levados para a cama. RESULTADO: Tensão, impossibilidade de relaxar e a madrugada em claro...
Sono
É um estado fisiológico que é comandado por um "Relógio Biológico." Imagine, dentro de você, um relógio com os ponteiros elaborados, geneticamente, sincronizados em um ciclo de 24 horas.
O nosso cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios.durante o sono quando estamos dormindo.O Hormônio do Crescimento é liberado no período de sono nas fases: bebê, infância e.adolescência. Na fase adulta vai diminuindo gradativamente com o passar do tempo.
O Hormônio da Melatonina é produzido no cérebro pela glândula Pineal. Este hormônio começa a sua função de liberação no organismo em sintonia com o momento em que o SOL se põe. É uma verdadeira magia como se fosse um aviso: "PREPARE-SE PARA DORMIR". Estes mecanismos internos associados a outros processos importantes, do nosso corpo, nos preparam para DORMIR um sono saudável e reparador.
Sabemos que o sono representa a saúde da mente/corpo.
Dormir:
É a interação entre o corpo/mente/ espírito.
Quando atingimos o sono profundo recuperamos a energia física e mental. O sistema imunológico se fortalece.
Neste estado fisiológico ampliamos os campos da inteligência, memória, intuição, aprendizado e também a regeneração das células, cicatrização da pele e maior vitalidade.
O nosso organismo é tão sábio que, quando dormimos, ele evita o acúmulo do hormônio Cortisol que é produzido pelas glândulas supra-renais e liberado em situações de STRESS=TENSÃO.
O que acontece?
Existe um mecanismo interno quando dormimos que regula o Cortisol, visando dar um maior equilíbrio entre o corpo e a mente.
Quantidade de Sono
A quantidade de sono varia de acordo com as características de cada pessoa. Entretanto há uma média aproximada para cada fase da vida.
Os bebês, nos 6 primeiros meses de vida, dormem mais ou menos 18 horas por dia. Com o passar do tempo a quantidade de sono vai diminuindo. Na fase da pré-adolescência a durabilidade do sono é de 9 a 10 horas. Na fase adulta é entre 7 a 8 horas, na maturidade passa a ser de 7 horas e na velhice a média diária é de 6 ou 5 horas. Com o avanço da idade o sono torna-se muito leve, o despertar é fácil, com qualquer ruído. Muitas vezes é difícil dormir novamente pelas idas intermitentes ao banheiro, principalmente quando se faz uso de medicamentos para pressão alta ou outros. Geralmente o idoso compensa o sono com cochilos na parte da tarde.
Fatores que podem Influenciar a Qualidade do Sono:
- Hábitos ou rituais inadequados para dormir:
- refeição farta com alimentos de muitas calorias e carboidratos.
- ambiente mal adaptado (muita iluminação, barulho ou odores fortes)
- conversas ou atritos ( discussões antes de dormir).
- Tipo de vida:
- preocupação em excesso
- responsabilidade acima do limite
- dívidas, perdas, conflitos conjugais ou estados de solidão
- desconforto, dormindo no chão, sofá ou em lugar impróprio
ou:
Dormindo com o Inimigo.
Distúrbios Do Sono
A insônia é um dos vários tipos de distúrbios do sono que significa: FALTA DE SONO. Além deste distúrbio, temos outros que se apresentam quando a pessoa está dormindo. Alguns exemplos:
- ronco (bloqueio do ar pela garganta)
- apnéia (bloqueio na respiração ou uma interrupção de sinais nervosos entre o cérebro e o diafragma.)
- bruxismo(ranger dos dentes de forma inconsciente)
- síndrome das pernas inquietas (movimento das pernas com sensação de arrastamento)
- narcolepsia (sonolência diurna, sem controle, com tendência a dormir em qualquer lugar)
- parassonias (confusão mental ao despertar, terror noturno, sonambulismo: a pessoa caminha, fala dormindo e etc...
Como Tratar
Geralmente o tratamento se inicia nas clínicas Neurológicas, através de especialistas no estudo do sono. Existem equipes multidisciplinares de neurologistas, psiquiatras, psicólogos, assistente social, fonoaudióloga e enfermeiros que fazem um estudo do caso, um psicodiagnóstico. Também é feita uma bateria de testes, entre eles um exame chamado polissonografia que detecta em detalhe os distúrbios do sono.Após uma avaliação global o paciente inicia um tratamento específico, provavelmente no Laboratório do Sono, com o objetivo de ter saúde e uma boa qualidade de vida.
Dicas de como espantar a Insônia
PrevençãoÉ O Melhor Remédio
- Evitar cochilos ou sonecas na parte da tarde.
- Não fazer refeições antes de dormir.
- Procurar ler um bom livro.
- Tomar um banho morno antes de ir para cama. Procure amar ou ter harmonia com quem está ao seu lado ou com você mesmo.
- Ao deitar procure criar um ritual: Libere os pensamentos negativos e as preocupações do dia-a-dia. Crie um ambiente agradável. Coloque uma música suave para mergulhar os pensamentos no som da melodia.
- Aprenda a relaxar, utilizando as técnicas de relaxamento.
- Lembre-se: estas dicas servem para associar o cérebro a um ritual agradável visando um sono reparador e saudável.
- Ao acordar procure SORRIR e agradeça a DEUS por estar vivo.
- Não esqueça de reforçar a MENTE com PENSAMENTOS POSITIVOS.
- Mantenha o PORTE DE UM VENCEDOR.