Caixa de Emails


Comecemos pela etimologia da palavra: semana deriva do latim septimana, que significa exatamente 7 manhãs. Ha mais de 4000 anos todos os povos e culturas já adotavam um período de 7 dias como referência de contagem de tempo... Segundo os estudiosos, há duas explicações  para a origem da semana de sete dias, uma delas é o numero de dias da fase da lua (algo como 7 dias e meio), mas o suficiente para uma referência relacionada a curtos espaços de tempo (há 6 luas atrás, etc de muito fácil compreensão).

A observação do céu pelos antigos, qualquer que fosse a cultura, identificava dois grupos  distintos de astros.O primeiro era um pequeno grupo de astros,visíveis a olho nu, que participava regularmente de suas observações e eram, além do sol e da lua (sem dúvida os mais importantes) mercúrio, vênus, marte júpiter e saturno. Estavam ai os sete astros visíveis a olho nu e por isto alguns estudiosos não exitam em creditar a este fato a criação da semana de 7 dias.

O segundo grupo de astros era o das chamadas estrelas fixas, elas circulavam lentamente pelo céu, aparentemente sem se mover entre si, e observava-se que no fim de cerca de 360 dias elas voltavam a ocupar o mesmo lugar do ano anterior , ou seja, por dia, elas se deslocavam o equivalente a aproximadamente um 360 avos da esfera terrestre. Foi o bastante para os babilônios dividirem a circunferência em 360 graus.

Para os astros errantes (mercúrio, vênus, marte, júpiter e saturno) assim chamados porque seu movimento em torno da Terra era inteiramente aleatório, não obedeciam aparentemente a nenhuma ordem ou lei conhecida. Só no século 16 com os estudos de Copérnico e outros que se seguiram (Galileu, Kepler Newton.etc) percebeu-se que não era o sol que girava em torno dos planetas, inclusive a Terra, porém o contrário era o que acontecia. De qualquer modo, a maioria das culturas incorporou astros errantes em sua vida e deram nome aos dias da semana mardi (marte) mercredi (mercúrio vendredi (vênus) e assim por diante, prática esta presente nas línguas latinas (italiano, espanhol etc). Os dias mais importantes homenageavam a lua e o sol Monday, Sunday etc. A cultura inglesa preferiu acompanhar a tradição nórdica, aproveitando outros deuses, como odin (deus dos deuses) celebrado às quartas-feiras daí, surgiu odinsdai que gerou wednesday, Quinta-feira era dedicada ao deus do trovao ,thorrsdaí (aparentemente com uma conotação onomatopaica), que gerou  thursday, mas o sábado foi dedicado ao deus saturno, daí Saturday e assim por diante...

Quanto ao fato da cultura portuguesa adotar para os dias da semana  segunda feira, terça feira etc fica para outra oportunidade.

Notar que as quatro fases da lua têm aproximadamente 29 dias e meio de duração., o que sem dúvida inspirou a criação do mês de 30 dias. Muitos calendários antigos tinham 29 ou 30 e mesmo 31 dias no mês na tentativa de fazer com que o ano mantivesse a entrada das estações sempre  no mesmo dia, problema só resolvido satisfatoriamente com o calendário Gregoriano (homenagem ao Papa Gregório XIII que o instituiu) em 1582, hoje em vigor praticamente no mundo inteiro.


Agenda




Calendário

Maio
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 21 21 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
 

Dia 30 Corpus Christi

Tráfego

Temos 37 visitantes e Nenhum membro online

publicidade 3